Restaurante Ao 26 – Vegan Food Project – onde tudo o que comes é 100% vegetal

Na rua Vítor Cordon, no Chiado, existe um restaurante chamado Ao 26 – Vegan Food Project com uma ementa 100% vegetal.

Bife de seitan servido com batata-doce frita e salada fresca – foto: Tiago Pais / Observador

Catarina Gonçalves, a responsável pelo espaço, abriu o Ao 26 depois de ter aberto primeiro o Nomalism, em Campo de Ourique. Catarina pretendia um restaurante charmoso que fugisse ao cliché dos espaços vegan. “O público interessado neste tipo de cozinha é cada vez mais diverso e queremos ir ao encontro disso. Tem de ser um sítio onde apeteça ir jantar com os amigos, com a namorada ou com o namorado”, diz Catarina.

O público interessado neste tipo de cozinha é cada vez mais diverso e queremos ir ao encontro disso.

Catarina Gonçalves Responsável Ao 26 - Vegan Food Project

Com 30 lugares disponíveis, a verdade é que o melhor é fazeres marcação senão habilitas-te a ficar uma hora à espera, ou até mais. Se conseguires levar um namorado/a, amigo/a ou até um grupo de amigos, mesmo que não sejam vegans, podes ter a garantia que vão adorar. Os pratos além de terem uma aparência incrível, são compostos por ingredientes muito ricos, e são estupidamente saborosos.

Bruno Ferraz, o chef do Ao 26 – Vegan Food Project, já passou pela cozinha do restaurante Fortaleza do Guincho, Valle Flor (Pestana Palace) e Altis Belém. Após ter viajado para  Brasil, cozinhou em cruzeiros, esteve na Índia, e ao viajar pelo sudeste asiático, onde esteve em sítios como Nepal, Sri Lanka, Cambodja ou Vietname, começou a focar-se em receitas vegan depois de ter aprendido o que se passava com a indústria animal. Depois de ter voltado à europa, partiu de bicicleta para Bucareste, onde ainda esteve na Hungria e República Checa, voltando então para depois “aterrar” no Ao 26.

Os pratos vão rodando, incluindo a sopa, e podem passar por ser bife de seitan, hambúrgueres de beterraba, caril tailandês de legumes, entre outras opções. Em relação às sobremesas, que são feitas pela própria Catarina, as opções não ficam atrás e podes encontrar bolo de chocolate húmido, leite-creme vegan, e, o meu preferido, um bolo de oreo com amendoins irresistível. Se gostas de cozinhar, espreita aqui algumas receitas.

O Ao 26 tem um horário contínuo, e assim podes ir lanchar e comer umas sobremesas vegan a meio da tarde. Podes acompanhar com uma cola bio, ou uns petiscos e uma carta de vinhos biológicos. Também há cerveja artesanal, chás, infusões e café da Delta, biológico, claro.

A simpatia é algo que está presente em todas as interações com os funcionários, e a rapidez de atendimento tem naturalmente muito a ver com o volume de clientela no momento.

Neste momento, é o meu restaurante vegan preferido e por isso aconselho vivamente. A classificação do Zomato neste momento é esclarecedora da sua qualidade: 4.7 / 5!!!

Morada: Rua Vítor Cordon, 26 (Chiado), Lisboa
Telefone: 967 989 184
Horário: Segunda, das 12h30 às 19h. De terça a sábado, das 12h30 às 23h. Encerra ao domingo
Preço Médio: 10€ (almoço) / 15€ (jantar)
Reservas: Aceitam
Facebook: fb.com/ao26veganfoodproject
Instagram: instagram.com/ao26veganfoodproject
Zomato: abrir link

Fonte: Observador, Nit, Sábado

Comentários
A carregar..