O coração mata 96 portugueses por dia

Há em média 33 pessoas em Portugal a serem internadas e 96 pessoas a morrer, todos os dias, por enfarte agudo do miocárdio.

O enfarte agudo do miocárdio, conhecido como ataque cardíaco, é uma emergência médica. O coração é um orgão fundamental à vida e, caso tenha uma falha grave, morremos. A irrigação deste músculo chamado coração é feita por artérias e se uma delas entupir, quer seja através de gordura ou de coágulos, o coração deixa de receber os nutrientes e oxigénio indispensáveis ao seu bom funcionamento.

Ao fim de poucos minutos, algumas células do corpo deixam então de receber sangue, e o oxigénero nele transportado, e começam a sofrer; um processo chamado isquemia. Passado poucas horas, estas células começam a morrer num processo chamado de fibrose.

A isquemia é reversível, se for tratada a tempo, já a fibrose é irreversível porque o músculo cardíaco não tem capacidade regenerativa.

Nos anos 90, em Portugal, 44% das pessoas morriam por causa cardiovascular. Através de medidas preventivas e melhoria nos diagnósticos e tratamentos, em 2015 esse valor reduziu para cerca de 30%.

Atualmente morrem 35,000 portugueses por ano de doenças cardiovasculares sendo esta ainda a causa nº1 de morte em Portugal.

Se sentir alguma dor forte no peito, a recomendação é recorrer de imediato a serviços médicos. Quanto mais rápido for a intervenção, menores serão as possíveis sequelas.

O tratamento passa pela desobstrução da artéria coronária que esteja entupida, através de medicação, e através de apoio às funções do coração através de meios mecânicos ou elétricos.

E como prevenir enfartes do miocárdio?

A melhor forma de prevenir este tipo de problema é:

  • Deixando de fumar
  • Realizar exercício moderado (30 minutos, 5x por semana)
  • Reduzir o nível de stress
  • Adotar uma dieta saudável, pobre em gorduras, e rica em fruta, vegetais e cereais

O peso pode ser um bom indicador e através de uma calculadora de IMC pode verificar isso mesmo.

Fica a sugestão para adoptares uma dieta dentro do estilo de vida vegano; é bom para o planeta, melhor ainda para os animais, e excelente para ti.

Fonte: Jornal do Centro

Comentários
A carregar..