Genesis com apenas 12 anos quer que o Papa seja vegan durante 40 dias

Genesis Butler, uma menina de apenas 12 anos, escreveu uma carta ao Papa Francisco a desafiá-lo para que seguisse uma dieta vegana durante o período da Quaresma, entre 6 de março e 18 de abril. O objetivo é alertar o mundo para o problema das alterações climáticas e que a nossa alimentação tem grandes implicações nesse campo.

A agropecuária e o abate de animais causa imenso sofrimento e é também uma das causas principais do aquecimento global, da desflorestação e extinção de animais. Sempre que damos de comer cereais a animais ao invés de humanos, estamos a perder alimento. E com o crescimento da população mundial, não nos podemos dar a este luxo.

Genesis Butler Animal Activist

Caso o Papa aceite e consiga esse desafio, será doado um milhão de dólares (cerca de 870 mill euros) a uma ou várias instituições de caridade à sua escolha. O desafio foi tornado público ontem dia 6 de fevereiro de 2019, e já está a ser divulgado em todo o mundo, com apoio de várias personalidades como Paul McCartney, Brigitte Bardot e Moby. Das estrelas portuguesas, temos o António Raminhos, Rita Blanco e Isabel Silva.

Genesis tornou-se vegan com apenas 6 anos e ficou conhecida quando se tornou a mais nova oradora de sempre a fazer uma TED Talk, com apenas 10 anos. Aos 4 anos, percebeu que os nuggets eram feitos de frango e desde aí tornou-se vegetariana. Quando percebeu que o leite das vacas não era dado aos bezerros, tornou-se vegan aos 6. Agora, Genesis Butler, católica, olha para o Papa Francisco como alguém com um grande poder de influenciar muita gente em todo o mundo e daí ter lançado este desafio.

Em Portugal, o projeto chamado Million Dollar Vegan tem como embaixadores Rita Parente e André Nogueira, autores do blog Cocoon Works.

Há também quem já esteja contra, como Piers Morgan, que veio afirmar que doaria 1 milhão de dólares se todos os vegans se calassem durante um ano.

Aqui fica o filme da campanha:

E esta é a leitura da carta ao Papa por várias crianças vegan em todo o mundo:

Poderás ler a carta dirigida ao Papa na integra na Sábado:

Jornal Sábado

Observador

TVI 24

Lifestyle SAPO

Notícias ao Minuto

TSF Online

Exame

A página oficial do movimento chama-se Million Dollar Vegan e tem vários artigos e formas de se iniciar no veganismo.

Jane Land e Matthew Glover estão dispostos a pagar mesmo 1 milhão de dólares e dizem que o dinheiro está na conta bancária e preparado para ser doado ao Papa, através da Blue Horizon International Foundation, uma organização parceira do casal. Este casal é o fundador do “Veganuary”, um movimento que visa promover o veganismo durante o mês de Janeiro.

 

Comentários
A carregar..